Aprendam Matemática! Minas digitais rendem 25.000 euros por minuto para os mais rápidos em cálculo

Neste mundo novo que troca pó e capacetes por computadores e exercícios matemáticos a manutenção de uma rede de comunicações ou pagamentos depende essencialmente dos incentivos que são atribuídos. Em vez do tradicional “mãos à obra” é agora caso para dizer vamos estudar matemática e por os computadores à obra!

As novas minas digitais do século XXI, e principalmente da última década, trocam pás e escavadoras por supercomputadores de cálculo que geram 25.000 Euros por minuto para os mais rápidos a resolver um puzzle matemático complexo e computacionalmente muito exigente. Criou-se já uma indústria à volta deste negócio de mineração que vale mais de 10 mil milhões de dólares e que tem ainda no consumo absurdo de energia a sua grande fragilidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários