Kiev diz que forças russas só têm munições, combustível e alimentos para três dias

O Ministério da Defesa ucraniano adiantou que “não foram observadas alterações significativas na posição e natureza das acções das forças de defesa no último dia”.

Foto
Veículo russo destruído em Kharkiv EPA/Andrzej Lange

O Ministério da Defesa ucraniano afirmou esta terça-feira que as forças russas têm apenas munições, combustível e alimentos suficientes para três dias.

"As forças de ocupação russas que operam na Ucrânia têm munições e reservas alimentares para não mais do que três dias”, situação “semelhante com o combustível, que é reabastecido por camiões-cisterna”, indicou a mesma fonte.

O Ministério da Defesa ucraniano adiantou que “não foram observadas alterações significativas na posição e natureza das acções das forças de defesa no último dia”.

Durante as últimas 24 horas, acrescentou, “mais de nove alvos aéreos inimigos foram atingidos”, indicando que se tratavam de um avião, seis veículos aéreos não tripulados ('drones') e dois helicópteros.

"Foram observadas acções mais activas de aviões inimigos nas últimas 24 horas”, de acordo com o relatório de guerra ucraniano, que também assinalou actos de desobediência civil na região de Lugansk porque “uma grande parte da população não apoia a política dos ocupantes e não tem vontade de pegar em armas”.

A Rússia lançou em 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 925 mortos e 1496 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais dez milhões de pessoas, entre as quais 3,48 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários