“Provavelmente na próxima semana estaremos a atingir a meta” para o fim das restrições, defende perito

Mortalidade por covid-19 situa-se, actualmente, nos 27,7 óbitos por milhão de habitantes a 14 dias, com uma “tendência decrescente”. O objectivo para que as restrições caiam é que este indicador chegue às 20 mortes por milhão de habitantes a 14 dias. As projecções que a DGS traçou inicialmente vão no sentido de que essa meta seja atingida entre o final deste mês e o início de Abril.

Foto
O uso de máscara nos espaços interiores públicos, incluindo salas de espectáculos, é uma das medidas em vigor Tiago Lopes

Os indicadores pandémicos como a incidência, a mortalidade ou o número de internamentos estão em queda em Portugal, segundo o último relatório de situação da Direcção-Geral de Saúde (DGS), que é agora semanal. Para que seja possível levantar as restrições de combate à pandemia que ainda vigoram em Portugal, o país tem de atingir o limiar europeu no número de óbitos. Uma semana depois de alertar para o aumento de transmissibilidade, o matemático Óscar Felgueiras refere, em declarações ao PÚBLICO esta sexta-feira, que “não é de prever que surja uma situação que se descontrole nos próximos tempos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários