Elena Medel: poético, feminista, humano, o seu primeiro romance é um caso

Será tudo uma questão de dinheiro? De poder? De origem? São as perguntas de Elena Medel no romance As Maravilhas. Falam de uma precariedade a partir do feminino e de como isso molda um percurso, um modo de ver o mundo. Poético, feminista, humano, este primeiro romance de uma poeta é um caso.

Foto
NFS Nuno Ferreira Santos - 28 Fevereiro 2022 - PORTUGAL, lisboa - Entrevista a Elena Medel, escritora, poeta, espanhola, no instituto Cervantes Nuno Ferreira Santos

“Talvez isto seja mesmo universal”, diz Elena Medel, olhos como dois clarões num rosto de pele muito clara. “Talvez eu achasse que estava a escrever sobre mulheres em momentos significantes na história recente de Espanha, mas afinal isto ressoa como uma verdade global”. “Isto” a que a poeta, ensaísta, editora se refere é o núcleo de As Maravilhas, romance de estreia, um livro que parte da precariedade no feminino para perguntar até que ponto essa precaridade pode moldar uma vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar