Como falar com os adolescentes sobre nudes e segurança online

Não têm sido feitos estudos com conclusões definitivas, mas os especialistas dizem que, provavelmente, o sexting está a aumentar desde que os adolescentes ficaram confinados em casa.

Foto
A vergonha está em quem partilha e não na vítima, alertam os especialistas Creative Christians/Unsplash

Durante meses ou até anos de ensino à distância, os adolescentes recorreram à tecnologia para manter as suas vidas sociais a funcionar. E se os pais sabem disso, também podem desconfiar que a usaram para explorar a sua sexualidade. De acordo com a organização de defesa da família Common Sense Media, mais do que nunca, durante a pandemia, os adolescentes fizeram sexo ou enviaram imagens, vídeos ou mensagens sexualmente explícitas electronicamente. Agora, os adolescentes estão de regresso ao ensino presencial e enfrentam os riscos e as recompensas de uma vida romântica vivida online.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar