É mais provável que uma rapariga pense que falha por falta de talento do que um rapaz

Investigação agora divulgada mostra que mais facilmente uma rapariga diz ter falhado na escola por falta de talento do que um rapaz. É o designado estereótipo de “genialidade de género”. Em Portugal, também foi detectado.

Foto
Foram considerados dados de mais de 500 mil estudantes Miguel Manso

Um estudo com mais de 500 mil estudantes de 72 países concluiu que é muito mais provável que as raparigas apontem a falha de talento para justificar as suas falhas do que os rapazes. Os cientistas que desenvolveram o trabalho sugerem que se está assim perante o estereótipo de “genialidade de género”, que retrata os homens como mais geniais ou inerentemente mais talentosos do que as mulheres. Este estereótipo está presente em quase todos os países estudados, incluindo em Portugal, revela-se na investigação agora divulgada na revista científica Science Advances.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários