Covid-19: SNS gastou 980 milhões em medidas de protecção e vacinas

Cerca de 295 milhões de euros foram para comprar equipamentos de protecção individual e cerca de 346 milhões para financiar os testes para detecção do SARS-CoV-2. Para as vacinas foram cerca de 327 milhões de euros.

Foto
Manuel Roberto

As medidas de reforço à segurança e combate à covid-19 custaram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) perto de 980 milhões de euros em dois anos de pandemia, parte dos quais financiados pela Comissão Europeia.

Segundo os dados disponibilizados esta segunda-feira à agência de notícias Lusa pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), cerca de 295 milhões de euros foram para comprar os necessários equipamentos de protecção individual e cerca de 346 milhões para financiar os testes para detecção do SARS-CoV-2.

Para as vacinas foram cerca de 327 milhões de euros e para os serviços de suporte à vacinação cerca de nove milhões.

“De realçar que parte desta despesa foi financiada pela Comissão Europeia através da Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU) no montante de 247M€”, refere a ACSS na resposta enviada à Lusa.

Além destes custos, há ainda os que resultam de contratações, prestações de serviço e horas extras feitas pelos profissionais de saúde.

Segundo os dados divulgados recentemente pela ACSS, o SNS pagou 142 milhões de euros em prestações de serviço e 388 milhões em horas extraordinárias em 2021, ano em que a pandemia levou os profissionais de saúde a baterem o recorde de horas extraordinárias.

Sugerir correcção
Comentar