Exportações para a Rússia estão sem cobertura dos seguros

Há empresas portuguesas que continuam a olhar para a Rússia como mercado apetecível. Mas quem quiser exportar está por sua conta e risco.

Foto
Reuters (arquivo)

Quem olha para a lista cada vez mais longa de marcas e empresas que dizem ter cortado relações económicas com a Rússia percebe que a realidade é menos drástica do que os anúncios que têm surgido por vezes em tom dramático ou fatalista. Há muitas empresas – incluindo portuguesas –, que investiram de tal forma nos últimos anos no país de Vladimir Putin que, por agora, não pensam em sair desse mercado. Mas essas estarão por sua conta e risco, provavelmente durante muito tempo. As exportações, por exemplo, já não contam com a protecção das seguradoras.

“Desde que eclodiu o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, e face ao agravamento da situação, as novas exportações para estes países e também para a Bielorrússia deixaram de estar cobertas por seguros de créditos”, diz ao PÚBLICO a administração da COSEC, seguradora líder em Portugal no ramo dos seguros de crédito, que protegem as vendas ao exterior. “Relativamente à Ucrânia e à Bielorrússia não existem nenhumas apólices em vigor abrangendo exportações para estes países”, acrescenta.

Este é um travão decisivo à exportação. Não é apenas a falta de transporte e o risco logístico, nem somente o risco cambial ou risco reputacional que está em causa. Há também que contar com a falta de seguros que cubram os chamados “riscos políticos”.

Um seguro de crédito é uma rede de segurança para um exportador. Permite reaver algum dinheiro em caso de sinistro. Dependendo da apólice, os seguros podem cobrir perdas de mercadoria, falhas no pagamento por parte do cliente estrangeiro. No fundo, reduzem o risco do exportador.

Mas, como confirma a COSEC, “a generalidade das apólices não abrangem a cobertura de risco político”. Outra seguradora, a Crédito y Caución, respondeu ao PÚBLICO dizendo que “de momento, não oferece coberturas na Federação Russa ou na Ucrânia”. “Qualquer nova cobertura ou envio de mercadorias sob uma cobertura existente será avaliada, caso a caso, respeitando as sanções impostas aplicáveis”, acrescenta Paulo Morais, director desta seguradora para Portugal e Brasil.

No momento em que a Rússia invadiu a Ucrânia, cerca de 70 empresas portuguesas estavam à espera de ser pagas por exportações à Rússia cobertas pela COSEC. Foram vendas feitas antes do conflito e que envolvem montantes considerados “bastante reduzidos”, equivalendo a 0,03% das responsabilidades totais da COSEC, que não divulga o valor efectivo.

Contudo, esta pequena amostra demonstra como o efeito de ricochete das sanções contra a Rússia coloca empresas que investiram naquele mercado perante um dilema: parar e assumir o prejuízo ou continuar e assumir o risco?

A COSEC explica que sempre que a falha de pagamento se dever “às sanções económicas e comerciais impostas pelos países ocidentais, nomeadamente, no que se refere à realização de transferências de pagamentos, estas situações não dão lugar a qualquer indemnização, uma vez que este risco não está abrangido pelas apólices em vigor”. “Também se torna necessário verificar se estas vendas não infringiram as sanções económicas e outras leis aplicáveis”, acrescenta a administração.

Na Aldeco, uma exportadora portuguesa de tecidos para decoração interior, sediada em Vila Nova de Gaia, o mercado russo era uma aposta para 2022. “Em termos absolutos, propúnhamo-nos a dobrar o volume das exportações”, confidencia Susana Frazão. Em percentagem, as vendas à Rússia eram apenas 2,3% do volume de negócios, mas a Rússia já tinha sido “um mercado de grande expressão”.

A ideia era “retomar as vendas para os níveis de 2017”. “O departamento de exportação investiu larga horas de trabalho em negociações” para “afirmar a marca” junto de um distribuidor presente na Rússia. Apesar da guerra, este distribuidor “continua a trabalhar tendo mesmo colocado novas encomendas”, acrescenta a mesma responsável.

“Sabemos os constrangimentos que globalmente se estão a impor para dissuadir a Rússia a manter esta guerra. Mas também conhecemos as pessoas em causa que foram sempre parceiros do negócio. Um distribuidor tudo fará para promover os nossos bens pelo que não poderemos simplesmente gerar uma ruptura e seguir com o negócio para outros mercados. Temos alguma preocupação com o crédito concedido, mas sabemos que independentemente da retirada dos bancos russos do SWIFT, o nosso representante assegurará os seus compromissos. Assim, ultrapassada esta questão, é nossa intenção manter a relação que construímos há tantos anos”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar