Sporting e FC Porto afastam risco de exclusão das provas da UEFA

Santa Clara também recebeu uma boa notícia da UEFA. “Dragões” livres do garrote do fair-play financeiro.

Foto
Reuters/PEDRO NUNES

Sporting, FC Porto e Santa Clara deixaram de estar sob ameaça de exclusão das competições europeias de clubes, ao cumprirem as condições impostas nos prazos estabelecidos, anunciou o órgão de controlo financeiro de clubes (CFCB) da UEFA.

Os dois “grandes” do futebol português e os açorianos faziam parte de uma lista de oito clubes advertidos pela CFBC da UEFA, dos quais apenas o Mons Calp, de Gibraltar, não conseguiu assegurar a garantia de que não tinha dívidas vencidas.

Se os clubes não apresentassem até ao final de Janeiro o comprovativo de ausência de dívidas (salários, direitos de transferência ou pagamentos de natureza social), ficavam excluídos por três épocas (2022/23, 2023/24 e 2024/25) das competições europeias para que viessem a qualificar-se.

Por outro lado, o FC Porto deixa de estar sob controlo do mecanismo de “fair play” financeiro da UEFA, situação que tem estado na base, desde 2017, da limitação de compra de jogadores e do aumento de vendas.

O organismo explica que o FC Porto e o Wolverhampton, da Liga inglesa, voltaram a cumprir esse objectivo na época 2021/2022, no seguimento dos acordos feitos em 2017 e 2020, respectivamente, pelo que esse regime termina.

Sugerir correcção
Comentar