Covid-19: Portal de agendamento para a vacinação deixa de existir. “Casa aberta” passa a ser a regra

A página para o agendamento online deixou de estar disponível. Pessoas que ainda não foram vacinadas serão contactadas pelos centros de saúde locais ou podem optar pela modalidade de “casa aberta”.

Foto
Crianças entre os 5 e os 11 anos devem agendar a vacina em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde Gregorio Cunha

O portal de agendamento da vacina contra a covid-19 na Internet deixou de estar acessível. A modalidade de “casa aberta” para a vacinação passou recentemente a ser a norma para utentes com idade igual ou superior a 12 anos devido à diminuição do número de pessoas a vacinar, explicou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ao PÚBLICO. Como tal, os utentes apenas precisam de se dirigir directamente ao centro de vacinação ou ao centro de saúde para serem vacinados.

A informação sobre o processo de vacinação actual pode ser consultada na página online do Ministério da Saúde sobre “a casa aberta”. Quem estiver à espera de uma dose de reforço será contactado pelo centro de saúde local mas nada impede que também se desloque antes a um ponto de vacinação em regime de “casa aberta”. Já quanto às crianças entre os 5 e os 11 anos, a sua inoculação deve ser agendada localmente em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde.

A DGS explicou ao PÚBLICO que esta mudança se verificou já no final de Fevereiro. Quem agora tentar aceder ao portal de agendamento encontrará a mensagem “Oops, página não encontrada”.

“O erro reportado resulta da reestruturação do site COVID. Assim, toda a informação referente ao tema, deverá ser consultada a partir da página principal no seguinte URL: https://covid19.min-saude.pt/”, lê-se numa resposta da DGS enviada por e-mail ao PÚBLICO.

Os últimos números disponibilizados pela DGS apontam para cerca de 58,3% da população em Portugal com uma dose de reforço da vacina contra a covid-19. Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto dos Açores e pela Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil da Madeira, 92,57% dos portugueses já estão completamente vacinados contra a covid-19.

Excluindo a dose de reforço, Portugal é o 9.º país com a maior taxa de doses administradas por 100 habitantes do mundo.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários