Sondagem diz que europeus querem aprofundamento da cooperação em matéria de segurança na UE

Inquérito realizado pelo ECFR em 12 países da UE, incluindo Portugal, mesmo antes da guerra na Ucrânia, mostra que os cidadãos europeus valorizam a soberania europeia e a sua segurança. Os resultados mostram também que Macron é visto como figura “confiável” para liderar projecto europeu.

Foto
Josep Borrell, o responsável pelos assuntos exteriores da União Europeia em visita à Ucrânia STANISLAV KOZLIUK/EPA

A União Europeia tem dado passos relevantes enquanto actor geopolítico desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, e as sanções a Moscovo têm sido decisivas para este processo. Desde restrições financeiras, passando pelo fornecimento de equipamento e material às Forças Armadas ucranianas, e terminando na proibição do uso do espaço aéreo da UE por transportadoras aéreas russas, todas elas têm moldado a opinião dos cidadãos europeus quanto à importância de uma base de soberania europeia mais firme.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários