Igreja quer transferir idosa de ilha que vendeu, mas moradora receia voltar a ficar sem casa

A mulher de 69 anos está a ser obrigada a mudar-se para outra casa porque a Diocese do Porto vendeu a Ilha da Oliveira a um privado. Até final deste mês tem de abandonar o sítio onde vive há mais de 30 anos. A instituição da Igreja Católica propôs assinatura de novo contrato de três anos, mas para nova casa e noutra zona da cidade.

Foto
Maria Luisa vive há 34 anos na Ilha da Oliveira, mas mudou de casa dentro da ilha e assinou novo contrato. Paulo Pimenta

A diocese do Porto tinha ficado de encontrar uma solução para os moradores da Ilha da Oliveira, que vendeu em Abril do ano passado a um privado, depois de não renovar os contratos dos inquilinos que lá moram há várias décadas. Mas, tudo indica que a resolução do problema que criou está longe de chegar a um desfecho. Assim poderá acontecer porque, apesar de no final do mês passado ter sugerido uma alternativa de habitação a pela menos uma pessoa, a sugestão não agradou à inquilina, por considerar que a proposta não lhe garante a segurança de que necessita para não ter de voltar a passar pela mesma situação em que agora se encontra - ou seja, em vias de ser despejada de casa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários