Reclamações ao regulador da energia sobem 39% em 2021

Maior parte das 33.633 reclamações recebidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos diz respeito a facturação e contratos de fornecimento de energia.

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Reuters/Max Rossi

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 33.633 reclamações em 2021, representando um aumento homólogo de 39%, a que se juntam 2111 pedidos de informação (mais 16% que no ano anterior).

“Esta evolução segue a tendência já verificada nos anos anteriores, registando-se, entre 2019 e 2021, um aumento total de cerca de 55% das reclamações recebidas na ERSE”, refere a reguladora num comunicado divulgado nesta quarta-feira.

No mesmo período, os pedidos de informação “também aumentaram significativamente”, crescendo 59% face a 2019.

A reguladora destaca que o acréscimo de reclamações nos últimos dois anos “ocorre num contexto pandémico que se traduziu num conjunto de dificuldades sentidas pelos consumidores de energia”, apesar das medidas excepcionais tomadas “pelo Governo e pela própria ERSE” para minimizar o impacto das dificuldades sociais e económicas no acesso aos serviços públicos.

No comunicado, a ERSE regista que “a preocupação dos consumidores incidiu principalmente sobre os temas da facturação e do contrato de fornecimento, correspondendo ao maior número de reclamações apresentadas”.

Em 2021 houve ainda “o crescimento de reclamações e de pedidos de informação relativas ao autoconsumo”, com a ERSE a justificar esta variação com o “aumento de consumidores de energia que investem em formas de produção de electricidade para consumo próprio”.

De igual forma, a reguladora destacou o aumento da utilização da plataforma Livro de Reclamações Electrónico, que representou 60% do total de reclamações e pedidos de informação em 2021 e cujo recurso pelos consumidores “aumentou em cerca de 15%” face a 2019.

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