Guerra e clima: o mesmo problema

Os combustíveis fósseis e a nossa dependência deles estão na raiz das alterações ambientais e dos choques geopolíticos que conduzem a guerras.

Os confrontos continuam na Ucrânia, mas a guerra não é a única ameaça para o mundo. Na segunda-feira, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), mandatado pela ONU, alertou líderes políticos e cidadãos para serem tomadas medidas urgentes, no contexto das graves alterações ambientais em curso no planeta, destacando que têm de ser feitos esforços muito sérios para reduzir os danos causados por combustíveis fósseis. Com as atenções viradas para a guerra, o relatório passou quase despercebido. Mas quantos documentos com semelhanças a este — que mostram como a crise climática ameaça directamente a existência humana — já chegaram à opinião pública? A sensação que se tem é a de que os cientistas andam a pregar no deserto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários