Exposição

Em Bordello, Hugo van der Ding brinca com Bordalo Pinheiro para nos fazer “rir um bocadinho”

Bordello. Ao que isto chegou: uma Retrospectiva é uma “abordagem às peças de Bordalo Pinheiro” por Hugo van der Ding. Para ver no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, até 15 de Maio.

Hugo van der Ding
Fotogaleria
Hugo van der Ding

O cartoonista e locutor de rádio, Hugo van der Ding, é o autor da mais recente exposição do Museu Bordalo Pinheiro intitulada Bordello. Ao que isto chegou: uma retrospectiva, que conta com a parceria do estúdio de impressão e design Lavandaria. Através de desenhos originais, serigrafia, cerâmicas e até esculturas em papel, é feita uma “espécie de brincadeira com o imaginário humorístico de Bordalo Pinheiro”, afirma Hugo van der Ding ao P3, acabando por abordar determinadas peças do artista “com a sua perspectiva”.

Mal foi contactado pelo estúdio Lavandaria, com o qual trabalha há cerca de dois anos, para esta exposição, Hugo van der Ding aceitou o convite imediatamente. Afinal, Rafael Bordalo Pinheiro é um dos seus "heróis pessoais". Como “pioneiro da caricatura, de humor e da ilustração humorista” e “um homem cheio de talento”, o artista é uma “inspiração” para Hugo. “Esta ideia de passar uma mensagem com graça e através dos desenhos é algo que vejo desde miúdo e que inspira”, refere.

De todas as peças expostas, a “preferida” de Hugo van der Ding corresponde a uma readaptação de uma peça em cerâmica de Bordalo Pinheiro que “representa a fábula da raposa e da cegonha”. Assim, o cartoonista ficou encarregue do desenho, que depois foi transformado numa “escultura de cartão pintada” pelo estúdio Lavandaria.

Para além de querer “levar pessoas ao Museu Bordalo [Pinheiro]”, que “era a casa particular de um coleccionador de Bordalo Pinheiro”, Hugo van der Ding pretende, principalmente, pôr um sorriso na cara dos visitantes: “Pretendo que as pessoas vão lá, vejam as coisas, se riam um bocadinho e depois voltem para casa um bocadinho mais contentes do que chegaram.”

Bordello. Ao que isto chegou: uma retrospectiva foi inaugurada na quinta-feira, às 18h. A exposição pode ser visitada até dia 15 de Maio no Museu Bordalo Pinheiro, localizado no Campo Grande, em Lisboa. O bilhete tem um custo de três euros e as visitas podem realizar-se de terça a domingo, entre as 10h às 18h.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding
Hugo van der Ding