Investir de forma sustentável? Sim, é possível, com o banco certo

Numa época em que cada vez mais adaptamos as escolhas do nosso dia-a-dia à promoção da sustentabilidade, dando privilégio a marcas, produtos e bens que se aproximam dos nossos valores, agora também o podemos fazer com as nossas poupanças.

Foto

Seja quando compramos roupa, quando escolhemos o que comemos ou bebemos, ou quando damos preferência a uma marca em relação a outra, hoje em dia está cada vez mais nas nossas mãos o poder incentivar as empresas a privilegiar as «boas práticas» sustentáveis. Se pensarmos bem, desde a hora de acordar até à hora de dormir, são dezenas as decisões que podemos tomar para premiar e incentivar todos aqueles que dão prioridade à sustentabilidade e desincentivar quem não o faz. E este é um poder que mais ninguém tem a não sermos nós e que, felizmente, cresce a cada dia que passa.

Foi precisamente a pensar em reforçar o poder que as nossas escolhas podem ter, que o Banco CTT decidiu em 2021 associar-se à Zurich para disponibilizar a todos os interessados uma solução de investimento através da qual podem privilegiar e investir em activos de empresas com critérios de sustentabilidade que vão ao encontro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

O «Banco CTT Investimento Sustentável» constitui-se assim como uma nova via que permite tornar as nossas poupanças e opções financeiras mais sustentáveis, de forma a que também estas sirvam de estímulo a produtos, empresas e títulos que privilegiam o bem-estar e a sustentabilidade, tendo como meta um mundo cada vez mais verde, equilibrado e sustentável.

O «Banco CTT Investimento Sustentável» é um seguro financeiro que está ligado apenas a fundos de investimento devidamente alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas. Subscrevê-lo significa muito mais do que apenas uma decisão onde se privilegia o retorno, já que se traduz também na certeza de que o seu dinheiro está a ser direccionado para activos sustentáveis. Todos os fundos foram avaliados de acordo com os critérios ESG (ambiente, social e governança). Assim, ao escolher esta solução para investir as suas poupanças e diversificar o seu património, está a fazê-lo com a certeza de que o seu investimento pode potenciar-lhe um retorno, e que está a contribuir pela promoção dos ODS.

Somar a literacia sustentável à literacia financeira

Optar por um produto ou marca que tem mais preocupações em relação à sustentabilidade é promover uma mudança. Este é o nosso poder. Aos poucos, as pequenas acções individuais acabam por exercer um efeito cumulativo, melhorando a forma como o ambiente e as comunidades circundantes evoluem. E este poder agora também se estendeu ao mundo das soluções de investimento. Pensemos no seguinte: o que aconteceria se a toda a sociedade colocasse o seu dinheiro em empresas ou fundos cujas actividades são benéficas e promotoras da sustentabilidade? No fundo, provaríamos que o caminho da sustentabilidade é também o caminho da rentabilidade.

A isto podemos chamar «literacia sustentável» e é um caminho que agora começamos a trilhar. É urgente travarmos as alterações climáticas e todos temos um papel a cumprir, não só a nível particular, mas também empresarial. E privilegiar as soluções como o «Banco CTT Investimento Sustentável» é uma das formas de criar simbioses, desbravar novos caminhos para incentivar esta alteração de paradigma que já está a acontecer.

Considerando os resultados agregados de cada empresa que integra os fundos subjacentes presentes no «Banco CTT Investimento Sustentável», em 2021 esta carteira de activos proporcionou, por cada milhão de euros investidos, uma redução de quase 290 toneladas de dióxido de carbono equivalente a mais de 3.800 viagens de carro entre Lagos e Porto, o tratamento de mais de 25 toneladas de desperdícios, o tratamento e poupança de oito megalitros de água (8.000 m3, ou perto de 112.000 banhos de chuveiro) e a geração de 322 quilowatts/hora através de fontes renováveis, o suficiente para manter alimentados mais de 4.000 computadores portáteis.

Todos estes valores mostram bem a importância que as nossas opções de investimento e poupança podem ter, especialmente quando somadas às decisões e escolhas que já fazemos diariamente em prol de um mundo mais verde, equilibrado e sustentável. O poder está nas nossas mãos. Usemo-lo.

Informação legal:

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. O Banco CTT Investimento Sustentável é um seguro de vida ligado a fundos de investimento (unit linked) da Zurich – Companhia de Seguros Vida, SA, comercializado através do Banco CTT, S.A., na sua qualidade de agente de seguros. O Documento de Informação Fundamental (DIF) deste produto encontra-se disponível no site da Zurich-Companhia de Seguros Vida, S.A. em www.zurich.com.pt. O Banco CTT, S.A., sociedade anónima, com sede em Lisboa, na Avenida D. João II, n.º 13, Edifício Báltico, Piso 11.º, matriculado na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva 513412417, com o capital social de 296.400.000,00 Euros, registado na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sob o n.º 417448775 e autorizado a exercer a atividade de mediação de seguros, na qualidade de Agente de Seguros, nos Ramos Vida e Não Vida. Os dados do registo estão disponíveis em www.asf.com.pt. O Banco CTT, S.A., enquanto agente de seguros, não assume a cobertura dos riscos, nem está autorizado a celebrar contratos de seguro em nome do Segurador, nem em receber prémios de seguro.

Sugerir correcção
Comentar