A actuação de diplomatas portugueses durante a II Guerra Mundial

Embora exista já uma abundante historiografia sobre o tema em Portugal, ela é quase desconhecida no estrangeiro, em grande parte devido ao facto de não estar traduzida.

“Incrível, como se conhece tão pouco o papel de Portugal no período da II Guerra Mundial e do Holocausto”. Foi assim que se expressou a responsável pela organização das conferências em torno da exposição, Os diplomatas face à Shoá (Holocausto), patente no Mémorial de la Shoah, em Paris. No passado 13 de Fevereiro, a conferência foi dedicada ao tema “Diplomacia dos países neutros”, na qual foram abordadas pelos historiadores Corry Guttdstadt, François Wisard e por mim própria, respectivamente, os casos da Turquia, Suíça e Portugal. A conferência pode ser visionada em https://www.facebook.com/MemorialShoah/videos/494876502242232.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários