Gares Marítimas de Alcântara, “depositárias de histórias vivas”, entre 25 lugares no mundo a preservar

Edifícios que serviram e servem de porta de entrada marítima em Lisboa estão no lote de lugares seleccionados pelo World Monuments Fund que requerem uma preservação urgente. Partem agora à procura de financiamento para requalificação das gares projectadas por Pardal Monteiro e dos painéis de Almada Negreiros.

Foto
Projecto das gares vem da década de 30 e acabou concretizado no anos 40 do século XX Rui Gaudencio/Arquivo

Pela sua “importância cultural extraordinária”, pelos “desafios globais” que enfrentam e que “requerem uma preservação urgente e vital para as comunidades locais”, as Gares Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde d’Óbidos, e os murais que nelas habitam, estão entre os 25 lugares no mundo a salvaguardar. Os dois edifícios figuram na lista anunciada na terça-feira pela World Monuments Fund (WMF), uma organização não-governamental internacional com sede em Nova Iorque, que se dedica à preservação de lugares com valor histórico e cultural e que já financiou parcialmente intervenções em monumentos portugueses, como o Mosteiro dos Jerónimos, a estátua equestre de D. José I ou o Jardim Botânico de Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar