Estátua de cera de Vladimir Putin retirada do Museu Grévin de Paris

A imagem, que foi criada em 2000, pouco tempo depois de Putin assumir o poder no Kremlin, foi transferida para um armazém até nova ordem.

Foto
Em 2016, Putin (à esquerda, em pé) dividia a sala no museu parisiense com a rainha Isabel II, Angela Merkel, François Hollande e Barack Obama Foc Kan/WireImage via Getty Images

O Museu Grévin de Paris retirou, esta terça-feira, a figura de cera do Presidente russo Vladimir Putin em protesto contra a invasão da Ucrânia e depois de a estátua sido danificada por visitantes durante o fim-de-semana.

A imagem, que foi criada em 2000, pouco tempo depois de Putin assumir o Kremlin, foi transferida para um armazém até nova ordem e o museu está a considerar a sua substituição por uma figura em cera do Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky​.

“Hoje já não é possível apresentar uma personagem como ele... Pela primeira vez na história do museu, estamos a retirar uma estátua devido a acontecimentos em curso”, disse o director do museu Yves Delhommeau à rádio France Bleu. Um porta-voz do museu disse ainda que não é claro em que circunstâncias a estátua poderá regressar.

Questionado sobre quem poderia agora substituir Putin no local vazio entre as estátuas do Presidente dos EUA, Joe Biden, e do Presidente chinês, Xi Jinping, Delhommeau disse que poderia ser Zelensky​, chefe de Estado da Ucrânia.

“Talvez o Presidente Zelensky tome o seu lugar... tornou-se um herói por ter resistido e por não ter fugido do seu país. Ele poderia perfeitamente ocupar o seu lugar entre os grandes homens da história de hoje”, declarou.

Durante o fim-de-semana, a estátua sofreu ataques de visitantes. “Dado o que aconteceu, nós e o nosso pessoal não queremos ter de lhe arranjar o cabelo e a aparência todos os dias”, disse Delhommeau. Mas esta não é a primeira vez que a estátua de cera no museu parisiense é alvo de ataques. Em 2014, na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia, uma manifestante com a expressão “Kill Putin” (morte a Putin) pintada no seu peito nu apunhalou a estátua e esmagou o seu crânio.


Sugerir correcção
Ler 1 comentários