Elina Svitolina recusa-se a defrontar adversária russa

A melhor tenista ucraniana de todos os tempos deveria defrontar Anastasia Potapova no México.

Foto
Reuters/ASANKA BRENDON RATNAYAKE

A melhor tenista ucraniana de todos os tempos, Elina Svitolina, garantiu que não defrontará a russa Anastasia Potapova na terça-feira, no México, até as entidades reguladoras da modalidade clarificarem a posição sobre a invasão à Ucrânia.

“Espero que as nossas entidades (WTA, ITF e ATP) aceitem as recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI) e forcem os atletas desses países a competir sob bandeira neutra e sem mostrarem qualquer tipo de símbolo dos seus países”, escreveu Svitolina, nas redes sociais.

No WTA 250 de Monterrey, a 15.ª da hierarquia mundial tem pela frente Anastasia Potapova, a quem isenta de responsabilidades – tal como aos outros competidores - pela invasão da Rússia ao seu país.

“Não culpo os atletas russos, eles não são culpados por aquilo que se está a passar no meu país. Aliás, o apoio dos atletas desses países tem sido fundamental e quero agradecer-lhes”, frisou.

Os russos Daniil Medvedev, Andrey Rublev e Anastasia Pavlyuchenkova são alguns dos tenistas que já se manifestaram publicamente contra a guerra.

O COI aconselhou as diferentes federações desportivas a excluírem as equipas, selecções e atletas russos e bielorrussos de todos os eventos internacionais.

No ténis, tal como no ciclismo, os atletas só esporadicamente representam o seu país, pelo que se aguarda por uma clarificação das respectivas federações internacionais quanto a esta matéria.

A grande maioria dos tenistas ucranianos já tinha emitido hoje um comunicado, no qual pediam apoio das entidades e uma clarificação das suas posições, lamentando a falta de reacção que ainda se verifica.

Marta Kostyuk e Lesia Tsurenko pediram mesmo, entre várias medidas, o cancelamento dos torneios planeados para se disputar na Rússia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários