Portugal e os cleptocratas

É inaceitável que Portugal não tenha ainda transposto a 5.ª Diretiva Antibranqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo, que data de 2018 e tinha de ser transposta para a legislação nacional até janeiro de 2020.

Foi em janeiro de 2020 que o escândalo Luanda Leaks rebentou. Segundo o ICIJ (International Consortium of Investigative Journalists), os mais de 700 mil emails e contratos libertados na altura mostravam uma rede de lavagem de dinheiro e empresas offshore que permitiram a Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola, construir um império económico que fez dela a mulher mais rica de África. Isabel dos Santos e o seu marido detinham investimentos nos setores da telecomunicação, financeiro e petrolífero, entre outros. Eram mais de 400 empresas em 41 países, incluindo várias em praças financeiras conhecidas pela falta de transparência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários