Angela Merkel “conseguia tornar ridículos os políticos com grandes egos narcisistas”

Kati Marton, jornalista e escritora americana nascida na Hungria, procura desvendar a personalidade da política mais influente da Europa nas últimas décadas: Angela Merkel.

Foto
NFS Nuno Ferreira Santos - 08 Fevereiro 2022 - PORTUGAL, Lisboa - Entrevista Kati Marton, jornalista e escritora, autora do livro A Notavel Odisseia de Angela Merkel Nuno Ferreira Santos

É a mais recente biografia de Angela Merkel. Foi publicada nos EUA em Novembro e, agora, em Portugal pela Desassossego. Pouco mais de 300 páginas ao longo das quais a autora, Kati Marton, jornalista e escritora americana nascida na Hungria, procura em primeiro lugar desvendar a personalidade da política mais influente da Europa nas últimas décadas. A Chanceler: A Notável Odisseia de Angela Merkel é um livro sobre o carácter, como a autora insiste, e que a fascina. Talvez por isso, um retrato por vezes demasiado perfeito, mesmo que não hagiográfico. A autora contrasta a personalidade de Merkel com a de todas as figuras políticas masculinas com que se relacionou no grande palco da política — a total reserva sobre a sua vida privada num mundo em que a revelação é a regra; a simplicidade da sua vida doméstica, quando a exibição dos símbolos do poder faz parte da normalidade; o seu espírito rigoroso e analítico, quando o que parece contar é a frase destinada aos títulos de primeira página.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários