Marcelo dá posse a Cartaxo Alves como chefe da Força Aérea na sexta-feira

O tenente-general João Cartaxo Alves é comandante da logística da Força Aérea desde Maio de 2019 e anteriormente desempenhou a função de sub-diretor geral da Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Foto
LUSA/RODRIGO ANTUNES

O Presidente da República aceitou a proposta do Governo de nomeação do general Cartaxo Alves para Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) e vai dar-lhe posse na sexta-feira, “numa cerimónia restrita”.

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet lê-se que, “terminando o mandato do General Joaquim Manuel Nunes Borrego nas funções de Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, o Presidente da República aceitou a proposta do Governo de nomeação do General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves para o mesmo cargo, com parecer favorável do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas”.

De acordo com a mesma nota, a posse do futuro CEMFA vai ocorrer dia na sexta-feira, “pelas 18h00, no Palácio de Belém, em cerimónia restrita”.

“O Presidente da República agradece e louva o muito qualificado desempenho do General Nunes Borrego como Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, no quadro de uma carreira brilhante, e condecora-o com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo”, acrescentam.

O Conselho de Ministros tinha aprovado esta quinta-feira a proposta ao Presidente da República para a nomeação do tenente-general Cartaxo Alves para o cargo CEMFA sucedendo a Nunes Borrego, que não será reconduzido no cargo.

O general Joaquim Nunes Borrego tomou posse como chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) a 26 de Fevereiro de 2019, para um mandato de três anos que termina este sábado.

O tenente-general João Cartaxo Alves é comandante da logística da Força Aérea desde Maio de 2019 e anteriormente desempenhou a função de sub-diretor geral da Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Cartaxo Alves nasceu em Dezembro de 1962, em Almada, e em Outubro de 1980 ingressou na Academia Militar no curso de Ciências Militares Aeronáuticas, segundo o “site” oficial da Força Aérea.

Em 2007 foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional da Força Aérea e no ano seguinte Comandante da Base Aérea N.º 6, cargo que ocupou até Outubro de 2010.

Em Julho de 2015 foi nomeado 2.º Comandante do Comando Aéreo, tendo desempenhado posteriormente as funções de Comandante Aéreo Interino a partir de Fevereiro de 2016, ano em que assumiu o cargo de chefe de gabinete do então Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Cartaxo Alves exerceu funções de representante nacional em vários órgãos da NATO, entre Janeiro 2018 e Maio de 2019, período em que foi sub-diretor Nacional de Armamento e participou como representante de Portugal nos plenários das reuniões de Directores Nacionais de Armamento da NATO e da Agência de Defesa Europeia.

Os chefes de Estado-Maior dos ramos são nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, a qual deve ser precedida da audição, através do ministro da Defesa Nacional, do CEMGFA, prevê a lei orgânica das Forças Armadas.

O CEMGFA pronuncia-se, acrescenta a lei, “após audição do Conselho Superior do respectivo ramo”.

Sugerir correcção
Comentar