Vídeo de pára-quedistas russos a aterrarem em Kharkiv, na Ucrânia, é recente?

Vídeo que mostra pára-quedistas russos a aterrarem tem sido amplamente divulgado nas redes sociais alegando retratar as operações militares russas que estão a ser levadas a cabo na Ucrânia.

Foto
O canal de notícias indiano Zee News transmitiu um vídeo que mostra pára-quedistas russos a alegadamente aterrarem em Kharkiv, na Ucrânia Mohammed Zubair/TWITTER

Meios de comunicação social como o canal de notícias indiano Zee News e o site News24, da África do Sul, transmitiram recentemente um vídeo que mostra pára-quedistas russos a alegadamente aterrarem em Kharkiv​, na Ucrânia. O vídeo tem sido também amplamente divulgado nas redes sociais alegando retratar as operações militares russas que estão a ser levadas a cabo na Ucrânia.

O contexto

A Rússia lançou na madrugada desta quinta-feira uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.

Os ataques aéreos atingiram a capital Kiev, onde se ouviram explosões ao longo da manhã. Odessa, cidade com o maior porto do país, foi uma das zonas atingidas pelos mísseis russos, que também foram dirigidos a Kramatosk e Kharkiv​.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ataque responde a um “pedido de ajuda das autoridades das repúblicas de Donetsk e Lugansk”, no Leste da Ucrânia, cuja independência reconheceu na segunda-feira, e visa a “desmilitarização e desnazificação” do país vizinho.

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.

Os factos

O site indiano Alt News de verificação de factos desconstruiu o vídeo em questão em vários frames e, posteriormente, fez uma pesquisa no Yandex, o mais popular motor de busca russo. Um dos resultados da pesquisa levou a um site no qual tinha sido divulgada uma imagem do vídeo (embora o vídeo não pudesse ser reproduzido), publicada online em 2019.

Na legenda do vídeo, em russo, podia ler-se algo como “É assim que os pára-quedistas russos se parecem” (numa tradução livre). O Alt News pesquisou a legenda no Twitter e encontrou um utilizador que tinha partilhado o mesmo vídeo em 2016. O vídeo tinha, contudo, sido originalmente publicado por outro usuário no Twitter a 2 de Setembro de 2016, alegando que as imagens tinham sido filmadas na região de Rostov, na Rússia.

Uma página do Facebook intitulada “Made in Russia” também partilhou o mesmo vídeo em 2016, alegando que as imagens foram filmadas em Rostov em 2014.

Em resumo

O vídeo que mostra pára-quedistas russos a aterrarem e que foi partilhado pelas redes sociais e meios de comunicação social remonta pelo menos a 2016. As imagens não correspondem aos recentes ataques russos em Kharkiv​​, na Ucrânia, tendo já o canal de notícias Zee News e o site News24 apagado o vídeo dos seus canais no YouTube.

Sugerir correcção
Comentar