OMS teme catástrofe humanitária na Europa: “Profissionais de saúde, hospitais e outras instalações nunca devem ser um alvo”

OMS teme “catástrofe humanitária” se o conflito entre a Ucrânia e a Rússia registar uma nova escalada. Em parceria com a ONU está a trabalhar para aumentar a velocidade de resposta à “emergência de saúde” esperada, já que “o direito à saúde e o acesso aos serviços devem ser sempre protegidos”.

Foto
Reuters/AMIR COHEN

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta quinta-feira para o risco de a guerra na Ucrânia provocar uma catástrofe humanitária na Europa, salientando que o acesso aos serviços de saúde “devem ser sempre protegidos”.

“Qualquer nova escalada pode resultar numa catástrofe humanitária na Europa, incluindo um número significativo de vítimas e mais danos nos sistemas de saúde já frágeis”, refere a OMS Europa numa declaração a propósito do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A delegação regional da OMS na Europa adianta que está a trabalhar “em estreita colaboração com todos os parceiros” da ONU para “aumentar rapidamente” a prontidão de resposta à “emergência de saúde” esperada com o conflito.

“O direito à saúde e o acesso aos serviços devem ser sempre protegidos, inclusive em tempos de crise. Profissionais de saúde, hospitais e outras instalações nunca devem ser um alvo e devem continuar a responder às necessidades de saúde das comunidades”, sublinha a declaração, acrescentando que “a protecção dos civis é uma obrigação do direito internacional humanitário”.

Sugerir correcção
Comentar