MNE alvo de ciberataque diz que “reforço da segurança é necessidade imperiosa”. Santos Silva garante que informação “não está comprometida”

Ataque foi detectado pelo Serviço de Informações de Segurança e a Polícia Judiciária já está a investigar o caso. Ministério diz que “reforço da segurança das redes é uma necessidade identificada e imperiosa”.

Foto
Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva Nuno Ferreira Santos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi alvo de um ataque informático, segundo confirmou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em entrevista ao Jornal das 8 da TVI, assegurando não ter sido comprometida informação sensível. Ao PÚBLICO, o ministro Santos Silva esclarece que “não faz comentários públicos sobre cibersegurança”, porém adianta que “o reforço da segurança das redes do MNE, nas suas diferentes valências, é uma necessidade identificada e imperiosa”.

Como tal, o Ministério explica que, “por essa razão, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estão em curso, como é público, múltiplas intervenções de renovação da infra-estrutura tecnológica dos serviços centrais e periféricos do MNE”. No âmbito dessas intervenções estão incluídos “investimentos em equipamentos, software e serviços para soluções de CIFRA e outros relativos ao reforço da cibersegurança”, somando “cerca de 36 milhões de euros”.

“Nos dias que correm, todos – instituições públicas ou privadas – estamos sujeitos a tentativas de intrusão informática. Nenhuma informação confidencial está comprometida”, prossegue a resposta do MNE enviada ao PÚBLICO. “Vamos respondendo e superando os problemas”, disse Santos Silva na TVI, garantindo que a informação confidencial “não está comprometida”.

“Estamos a fazer um investimento muito forte para robustecer as redes informáticas do MNE”, destacou ainda o governante, sublinhando que o MNE, “como vários outros em todo o mundo, são sujeitos a tentativas de intrusão que vamos repelindo”.

Segundo a notícia avançada em primeira mão pela revista Sábado, uma das consequências deste ataque, cuja origem não foi ainda determinada, foi a interrupção do serviço de email do MNE, encontrando-se os diplomatas e os serviços do Palácio das Necessidades sem acesso ao correio electrónico desde a passada sexta-feira.

De acordo com a mesma fonte, o ataque foi detectado pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Polícia Judiciária (PJ) já está a investigar o caso de forma a perceber se a intrusão comprometeu a Rede Informática do Governo (RING). Não é ainda conhecida publicamente informação adicional acerca da dimensão, origem ou objectivos do ataque informático.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários