O futuro da Europa não pára

Até ao dia 5 de Abril, estão previstos sete eventos no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. Só em Portugal.

Foto
Portugueses participam na CoFoE RUI GAUDENCIO

Cidadãos europeus sem responsabilidades políticas andam a discutir o futuro da Europa, nas suas várias vertentes, há vários meses. Em simultâneo, sobre o mesmo assunto são organizados eventos descentralizados um pouco por todo o espaço da União Europeia. Nas próximas semanas, Portugal recebe sete encontros que serão dedicados a temas que vão do desporto à democracia europeia. Viseu, Lisboa e Braga são as cidades anfitriãs, embora tudo possa ser acompanhado à distância, através da Internet.

Educação

No dia 25 de Fevereiro, pelas 10h, o Jornal do Centro entrevista o professor José Miguel Sousa, director do Centro de Formação EduFor. A conversa será difundida através do You Tube e vai incidir sobre temas incluídos no painel da Economia da Conferência sobre o Futuro da Europa (​CoFoE): educação, cultura, juventude e desporto. Nestas áreas, as políticas são responsabilidade dos Estados-membros, mas são apoiadas e muitas vezes complementadas pela União Europeia.

Democracia Europeia

Alterações Climáticas e Ambiente

Combater as alterações climáticas e a destruição do ambiente é uma questão urgente na União Europeia e em todo o mundo. A Europa tem liderado o mundo no caminho da sustentabilidade e da neutralidade climática e quer continuar a fazê-lo. O tema será abordado numa entrevista do Jornal do Centro com a professora Marta Dias, da Universidade de Aveiro. A conversa pode ser acompanhada através do You Tube, no dia 2 de Março.

Uma economia mais forte, justiça social e emprego

João Cotta, presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, é o quarto de cinco entrevistados do Jornal do Centro nos próximos dias sobre temas relacionados com a CoFoE. ​

A UE no mundo

Hugo Ribeiro, da Rede EURODESK, num evento que pretende discutir e dar contributos para o futuro da Europa. Em causa estarão os desafios globais que a pandemia colocou à Europa ao nível da cooperação. Problemas críticos como a paz e a segurança, as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável e a recuperação a nível mundial também estarão no centro da conversa que será transmitida no You Tube.

A Autonomia Estratégica da UE

Next Generation: You ​no Campus Universitário do Alto da Ajuda da Universidade de Lisboa. O tema central do encontro será a

Competititvidade, coesão e desenvolvimento

O futuro da União Europeia

No dia 5 de Abril, pelas 10h30, é a vez de a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias dar o seu contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa numa conferência intitulada “O futuro da União Europeia: Um contributo da Universidade Lusófona”. Neste evento, os protagonistas serão os principais especialistas da instituição que vão debater sobre política, economia, direito e religião. A conferência tem uma versão presencial no Auditório Prof. José Araújo, em Lisboa, e uma virtual.

Sugerir correcção
Comentar