Morreu Dan Graham, artista múltiplo, híbrido, arquitecto do nosso olhar

Pioneiro da arte conceptual, foi escritor, performer, realizador, fotógrafo, artista visual, criando peças de instalação vídeo e os famosos pavilhões, entre a arte e a arquitectura, que nos convocaram a interagir com a sua obra e o espaço envolvente. Morreu este fim-de-semana aos 79 anos, em Nova Iorque.

minimalismo,dan-graham,cultura,arte-contemporanea,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Nascido no Illinois em 1942, encontraria em Nova Iorque terreno fértil e inspirador para desenvolver a sua arte DR
minimalismo,dan-graham,cultura,arte-contemporanea,artes,culturaipsilon,
Fotogaleria
Double Exposure, a peça de Dan Graham nos Jardins de Serralves MARCO MAURICIO

Era considerado pioneiro da arte conceptual, nome determinante na utilização do vídeo como meio artístico. Mas este homem que abandonou o percurso escolar no secundário, fugindo do pai, exigente no limite do abusivo, para aprender em Nova Iorque tudo o que importava, e que encontraria nos livros, nos discos rock’n’roll, na nouvelle vague, nas pessoas que foi encontrando na cidade fervilhante, responderia hoje a tais distinções da mesma forma que respondia desde os anos 1960. Que não o integrassem em qualquer movimento artístico, dado que não cabia em nenhum deles. Em 2011, chegava a mesmo a provocar: “A minha paixão nunca foi a arte. Foi sempre a arquitectura, turismo, rock’n’roll e a escrita rock’n’roll”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar