Já estão abertas as candidaturas ao novo programa de bolsas da Pfizer

Programa da empresa farmacêutica aceita propostas de investigadores juniores focadas na amiloidose por transtirretina. Projectos terão de ser enviados até 28 de Março.

Foto
Ousa Chea

Estão abertas as submissões de propostas para a edição de 2022 do Programa Global de Bolsas de Investigação, promovido pela empresa farmacêutica Pfizer. O objectivo passa por apoiar projectos independentes focados na amiloidose por transtirretina (ATTR), doença rara de transmissão autossómica dominante que resulta de uma mutação do gene da transtirretina (TTR) e afecta, especialmente, adultos, de acordo com a Pfizer.

Com as propostas, que devem ter no máximo de 12 páginas, pretende-se promover o conhecimento sobre a ATTR, assim como o diagnóstico e tratamento desta epidemiologia. As bolsas, com valores até 75 mil dólares por ano (quase 66 mil euros) durante um a dois anos, serão atribuídas a entre seis a oito projectos, dependendo dos fundos solicitados e as selecções do painel. Os candidatos têm até 28 de Março para submeterem as propostas.

As bolsas inserem-se no programa Pfizer Global Medical Grants (GMG), que “apoia as iniciativas independentes da comunidade de saúde global”, “alinhadas com as estratégias médicas e/ou científicas” da empresa, com o objectivo de “melhorar as consequências dos pacientes em áreas de necessidades médicas não atendidas”, divulga a Pfizer num comunicado.

De maneira a participarem neste programa, os candidatos têm de preencher os seguintes requisitos: devem ser investigadores juniores que tenham acabado a sua formação e obtido o seu diploma há menos de dez anos, com um grau profissional de doutor e/ou doutor em Medicina e/ou doutor de Farmácia ou equivalente. É de salientar que os candidatos podem ser de qualquer país, excepto dos EUA. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Um painel de revisores independentes será responsável pela análise e avaliação das propostas para o programa e selecção das mesmas para financiamento. Não tendo qualquer influência nos projectos, a Pfizer apenas requer relatórios sobre os resultados, assim como as suas consequências e impactos, para, posteriormente, serem partilhados com o público. Segundo o mesmo comunicado, a empresa não irá fornecer qualquer fármaco experimental nem uma substância pura.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar