Seca e violência no Sahel: dez vezes mais fome e quatro vezes mais deslocados

O Programa Alimentar Mundial diz que em apenas três anos número de pessoas a caminho da inanição passou de 3,6 milhões para 10,5 milhões no Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.

Foto
O PAM diz que precisará de 470 milhões de dólares (413 milhões de euros) nos próximos seis meses para manter as operações no Sahel Finbarr O'Reilly/REUTERS

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alertou esta sexta-feira para o agravamento da crise alimentar no Sahel, onde o número de pessoas à beira da fome aumentou dez vezes e o número de deslocados subiu 400% em três anos.

“Em apenas três anos, o número de pessoas a caminho da inanição disparou de 3,6 milhões para 10,5 milhões em cinco países – Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger”, alerta a agência das Nações Unidas, em comunicado.

Sublinhando que a região do Sahel vive actualmente uma das maiores secas dos últimos anos, o PAM calcula que a crise ultrapasse a dos anos anteriores devido a factores agravantes, incluindo a insegurança, o aumento da pobreza devido à covid-19 e aos grandes aumentos no custo dos alimentos básicos.

“Uma crise absoluta está a desenrolar-se perante os nossos olhos na região do Sahel”, disse no Benim o director executivo do PAM, David Beasley, depois de visitar as operações da organização no Níger e no Chade.

Citado no comunicado, o responsável alerta que as organizações humanitárias “estão a ficar sem dinheiro e o povo está a ficar sem esperança”.

Devido à falta de fundos, o PAM diz estar na difícil situação de ter de “tirar aos que têm fome para dar aos que estão famintos”.

No Níger, por exemplo, o PAM já está a cortar para metade as porções da ajuda alimentar.

O PAM diz que precisará de 470 milhões de dólares (413 milhões de euros) nos próximos seis meses para manter as operações no Sahel, onde, apesar de um contexto de segurança difícil, tem trabalhado com parceiros humanitários para manter o apoio a 9,3 milhões de pessoas nos cinco países.

A região do Sahel é uma faixa de terra que cruza todo o continente africano a sul do deserto do Sara que passa pela pior seca desde 2011.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários