Terminais de pagamento automático da SIBS já estão “operacionais”

A empresa afirma, numa breve nota, que as caixas automáticas do multibanco continuam em funcionamento, mas segundo alguns relatos recebidos pelo PÚBLICO estas também estarão com falhas.

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A SIBS lamentou os constrangimentos e não adiantou mais informações sobre a causa do problema Miguel Manso

A rede de terminais de pagamento automático registou, na tarde desta sexta-feira, alguns “constrangimentos” em todo o país, situação que já estará resolvida, confirmou a SIBS.

Ao PÚBLICO, a empresa avança que os serviços já se encontram “operacionais” desde as 19h30. À SIC Notícias, a SIBS sublinhou que “podem ainda verificar-se ligeiras oscilações devido ao elevado volume acumulado de transacções”.

“As equipas técnicas da SIBS intervieram de imediato, o que permitiu a recuperação dos serviços a partir das 19h30. Neste momento, os serviços encontram-se operacionais, permanecendo as equipas da SIBS a monitorizar de perto o seu funcionamento”, lê-se na nota.

A empresa que gere a rede multibanco afirmou, numa primeira nota, emitida por volta das 19h, que as caixas automáticas do multibanco continuavam em funcionamento, mas segundo alguns relatos recebidos pelo PÚBLICO estas também registaram falhas.

“A SIBS confirma a existência de alguns constrangimentos na rede de TPA, nos últimos minutos, estando a encetar todos os esforços para ultrapassar esta situação. Lamentamos os constrangimentos que possam ser causados”, lê-se resposta enviada ao PÚBLICO.

Na nota, a SIBS lamentou ainda “os constrangimentos que possam ser causados”, sem adiantar mais informações sobre a causa deste problema.

Filas nos supermercados

No fim da tarde desta sexta-feira, os problemas com os terminais de pagamento impediram muitas pessoas de sair dos supermercados com as suas compras. Filipa Pinto deparou-se com um cenário “caótico” num supermercado de Lisboa, por volta das 19h.

“As pessoas estavam a deixar as compras porque não tinham dinheiro para pagar e os funcionários diziam que o multibanco estava fora de serviço”. Acostumada a pagar com o cartão de multibanco foi surpreendida pela falha desta tarde. A jovem de 26 anos diz que não conseguiu comprar tudo o que precisava “porque as moedas que tinha na carteira não eram suficientes”.

Por volta das 18h30, Catarina Marquez teve o mesmo problema num hipermercado em Gaia, mas depois de mais de uma hora de espera acabou por conseguir fazer o pagamento. Os funcionários começaram por avisar os clientes que os terminais não estavam a funcionar e a explicar que deveriam dirigir-se às caixas automáticas para levantar dinheiro. “Uma das caixas não funcionava e outra só dava para levantar notas de 50€”, diz a jovem de 25 anos. “As filas estavam caóticas, havia carrinhos cheios de compras abandonados nos corredores”.

Em Moscavide, por volta das 19h30, a chefe do supermercado Meu Super pedia às funcionárias que avisassem as pessoas à entrada que não havia multibanco. Enquanto passa as compras dos clientes, Antónia Serrano diz que “não há multibanco há uma hora, mais ou menos”. Os clientes que vão entrando no supermercado comentam que deve ser “um apagão geral” e que agora “só amanhã” é que as coisas devem voltar ao normal.

Algumas caixas multibanco sofreram perturbações em todo o país, enquanto outras se mantinham em funcionamento. Na maioria aparecia a mensagem “não é possível concretizar a operação”.

Nas redes sociais também se multiplicam os relatos de problemas com os terminais de pagamento.

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