Chama-se Eileen Gu, é chinesa mas nasceu na Califórnia e fez história nos Jogos

A esquiadora subiu ao pódio dos Jogos Olímpicos de Inverno que decorrem em Pequim em três competições distintas de esqui.

Foto
Eileen Gu EPA/MARTIN DIVISEK

A chinesa Eileen Gu, de 18 anos, tornou-se nesta sexta-feira a primeira atleta do esqui de estilo livre a conquistar três medalhas na mesma edição de Jogos de Inverno. Filha de mãe chinesa e pai norte-americano, Eileen Gu juntou o ouro na competição de “halfpipe” ao conseguido dias antes na prova de “big air” e à prata no “slopestyle".

“Fiquei emocionada, e disse para mim própria que merecia isto. Foi um belo final para esta aventura olímpica. Estou exausta, mas feliz. Acabei de ter as melhores duas semanas da minha vida”, afirmou Eileen Gu, no final da prova, na qual a canadiana Cassei Sharpe, que defendia o título, foi segunda e a sua compatriota Rachael Karker, terceira.

Nascida na Califórnia, Eileen Gu, que ainda chegou a competir pelos Estados Unidos, estuda na universidade de Stanford e, para além das suas qualidades de esquiadora tem também uma carreira como modelo, tendo já sido capa de várias revistas de moda.

Na patinagem de velocidade, o holandês Thomas Krol juntou o título olímpico dos 1000 metros ao europeu e à prata que já tinha ganhado na prova dos 1500, deixando o canadiano Laurent Dubreuil no segundo lugar e o norueguês Havard Holmefjord no terceiro.

Na competição que encerrou o programa de biatlo feminino, a francesa Justine Braisaz-Bouchet, que não estava no lote das favoritas, conquistou o ouro na prova de largada em massa de 12,5 quilómetros.

Numa prova disputada com 13 graus negativos e uma humidade de 41%, as norueguesas Tiril Eckhoff e Marte Olsbu, ficaram com a prata e com o bronze, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar