Afinal, a velocidade mental mantém-se elevada até aos 60 anos de idade

O tempo médio de resposta pode começar a aumentar a partir do auge dos 20 anos, mas não por causa de uma menor velocidade de processamento mental, defende um estudo divulgado na Nature Human Behaviour.

Foto
Pete Linforth

A partir dos 20 é sempre a descer? Sim e não. A maioria dos estudos sobre a velocidade mental defende que atingimos o pico desta capacidade pelos 20 anos de idade e que, lá está, a partir daí é sempre a descer. Porém, um estudo que analisou dados de mais de um milhão de pessoas, publicado agora na revista Nature Human Behaviour, tenta derrubar este mito revelando que, afinal, o processo mental de tomada de decisão sobre uma resposta correcta não abranda até aos 60 anos. O tempo médio de resposta, esse sim, é que pode começar a aumentar, mas devido a outros factores como “a cautela nas decisões e a processos mais lentos e não decisivos, tais como o tempo necessário para premir a tecla” de uma resposta certa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários