Há 12 bolsas de doutoramento para estudar em Portugal e nos Estados Unidos

Até ao final de Março, alunos de doutoramento na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem candidatar-se a uma das 12 bolsas do Programa Carnegie Mellon Portugal.

Foto
ThisIsEngineering/Pexels

Estão abertas as candidaturas para a segunda edição dos Programas de Doutoramento Afiliados, uma iniciativa do Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) que atribui 12 bolsas de doutoramento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Podem concorrer a esta bolsa alunos de doutoramento de universidades portuguesas que actuem especificamente numa das seguintes áreas do CMU Portugal: Ciências da Computação, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas, Interacção Pessoa-Máquina, Tecnologias de Língua Falada, Robótica e Engenharia de Software. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de Março.

“Na candidatura, um dos elementos que valorizamos é o aluno apresentar um plano de trabalho que já inclua a colaboração com uma empresa nacional da área durante o seu doutoramento. Este é, aliás, um valor transversal a todas as iniciativas do programa, estabelecer uma rede de colaboração entre academia e indústria, seja através dos alunos de doutoramento ou dos projectos de investigação que apoiamos”, reforça Nuno Nunes, co-director do programa CMU Portugal.

De acordo com o comunicado enviado ao P3, “as 12 bolsas de doutoramento têm uma duração máxima de quatro anos, incluindo um período de até 12 meses de investigação na Carnegie Melon University (CMU) nos Estados Unidos, inteiramente financiado pelo programa”. Durante este período, os alunos contarão com a co-supervisão de um investigador da universidade norte-americana durante o desenvolvimento dos projectos de investigação.

Inês Lynce, co-directora do programa CMU Portugal, salienta que qualquer aluno nestas áreas do programa é elegível, seja do Norte, Centro, Sul e Ilhas”.

Em 2021, dos 12 seleccionados a nível nacional, cinco eram do Instituto Superior Técnico, três da Nova School of Science and Technology, dois da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e dois da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Sugerir correcção
Comentar