Como podem os pais ajudar as crianças a redefinir o significado de “inteligente”?

Segundo a escola tradicional, ser inteligente é ler e escrever bem, entender matemática e terminar os testes rapidamente. Mas o pensamento crítico, a capacidade de comunicação e a gestão do tempo são competências igualmente importantes.

Foto
Damos uma grande ênfase à obediência, quietude e capacidade de prestar atenção ADRIANO MIRANDA

Os meus filhos aprenderam o conceito de ser inteligente quando eram pequenos. Para eles, “inteligente” significava ser bom nas coisas que a maioria das escolas nos diz que são importantes: ler e escrever bem, entender matemática, terminar os testes rapidamente. Agora, com 15 e 13 anos, ambos auto-avaliam-se por esses parâmetros e, não surpreendentemente, sentem que não estão a dar conta do recado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar