Marcas nacionais vão estar na Semana da Moda de Londres com loja pop-up

Entre os projectos presentes, destaca-se a consagrada dupla Marques’Almeida, também no calendário oficial da semana de moda londrina.

Foto
O desfile dos Marques'Almeida no PF em Outubro de 2021 PORTUGAL FASHION/UGO CAMERA

Desta vez, a moda portuguesa está em Londres. Durante os próximos dias e até à próxima terça-feira, 22 de Fevereiro, o Portugal Fashion reúne várias marcas nacionais na iniciativa Local Goes Global, com o objectivo de promover a componente comercial da indústria nacional. Entre os projectos presentes, destaca-se a consagrada dupla Marques’Almeida, também no calendário oficial da semana de moda londrina.

Este sábado, dia 19, às 15h, Marta Marques e Paulo Almeida vão lançar o projecto M’akers, com a apresentação digital de um filme destinado a divulgar o artesanato português. Sob o mote “Podem as técnicas artesanais ser usadas como ferramenta de mudança social?”, a dupla de criadores — a celebrar, este ano, uma década de carreira — pretende usar a sua visibilidade além-fronteiras para alavancar comunidades criativas que preservam técnicas com vários anos de história, explica o Portugal Fashion (PF)​, em comunicado.

O casal de designers, emigrado em Londres, tem passado mais tempo em Portugal nos últimos dois anos, fruto da pandemia e esse regresso contribuiu para um redescobrir de técnicas artesanais, que querem, cada vez mais, trazer para as propostas da marca. A ideia é que o saber-fazer antigo coexista com as técnicas de hoje, como os tecidos tecnológicos. “Voltámos para Portugal com outros olhos, de quem é saudosista, mas tem a capacidade de ver o potencial destas pessoas. Há pessoas com trabalho muito credível que se perdem, se calhar, no meio dos flashes e das confusões que acontecem na indústria da moda”, salientava Paulo Almeida, ao PÚBLICO, depois do desfile no último PF, em Outubro de 2021.

Para os próximos dez anos da marca é isso que querem continuar a promover: uma indústria da moda mais aberta e, claro, mais sustentável. Nas últimas estações, aboliram as fibras à base de petróleo e as gangas, por exemplo, são feitas com algodão orgânico reciclado. Os desperdícios têxteis foram reduzidos ao mínimo, sendo os restos de colecções antigas usados para fazer novas peças. E já recorreram também a têxteis tingidos a partir de desperdícios vegetais. “O que nos move é criar conexões com pessoas dos mais variados backgrounds, e dessas ligações conseguirmos aprender e crescer”, resume Marta Marques, em comunicado.

Uma loja 100% portuguesa em Londres

Nos números 59 a 61 da Regent Street, estarão presentes projectos como Portuguese Jewellery x MAAT (um colectivo com várias marcas, Wonther, Clélia Jewellery, Lia Gonçalves, Mariana Machado Jewellery, Ana Bragança Jewellery e Leão Creative), Cubu Fitness Boutique, Venus Has a Garden ou Only2me, e artistas como Killa Was Here, SoftRock e Kokuga. Destaca-se, ainda, o corner dos Marques’Almeida.

A loja, em formato pop-up, é inaugurada esta quinta-feira e mantém-se aberta até à próxima terça-feira. “A iniciativa Local Goes Global pretende ser o braço mais virado para o negócio e uma nova forma de comunicação de marcas de moda e acessórios made in Portugal”, salienta o PF.

Esta acção enquadra-se no projecto Next Step, financiado por fundos europeus, da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, entidade organizadora do Portugal Fashion. O principal objectivo, explicam, é não só “apoiar a internacionalização da actividade empresarial”, como também promover “a exportação de bens e serviços transaccionáveis”.

A Semana da Moda de Londres é a segunda acção internacional do PF este ano — em Janeiro, os criadores David Catalán e Miguel Vieira rumaram à Semana da Moda Masculina de Milão. No final do mês, será a vez de Alexandra Moura cruzar a passerelle na cidade italiana. Entre 16 e 19 de Março, o evento de moda nacional estará de volta à Alfândega do Porto para a sua 50.ª edição.

Sugerir correcção
Comentar