Quinta na TV: um mar de Queridos Brancos, mulheres rockers e outras músicas em campo

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Queridos Brancos passa no TVCine Top

CINEMA

A Máquina
Fox Movies, 19h39
Barry Skolnick assina, em tom de comédia, este remake de The Longest Yard (1974), realizado por Robert Aldrich e protagonizado por Burt Reynolds. Aqui, é Vinnie Jones quem ocupa o papel principal enquanto Danny Meehan, estrela do futebol inglês que vai parar à prisão, onde acaba a treinar uma equipa de reclusos para um jogo contra os guardas.

Um Homem Comum
Cinemundo, 21h
Um thriller com Ben Kingsley, Hera Hilmar, Peter Serafinowicz, Robert Blythe e Slobodan Pavelkic, realizado por Brad Silberling, sobre um criminoso de guerra que vive uma vida escondida.

Queridos Brancos
TVCine Top, 00h25
Com Tyler James Williams, Kyle Gallner, Tessa Thompson e Teyona Parris no elenco principal, e com Dear White People como título original, o filme escrito e realizado por Justin Simien (que deu origem a uma série da Netflix) debruça-se sobre um grupo de estudantes afro-americanos numa escola americana – uma ficcional mas reputada instituição Ivy League, a Universidade de Winchester – e aborda temas ligados às relações raciais no meio académico e nos EUA em geral.

DESPORTO

Futebol: Porto x Lazio
SIC, 19h55
Directo. O FC Porto recebe em casa a S.S. Lazio, no play-off da Liga Europa. Para o treinador dos “dragões”, Sérgio Conceição, é um reencontro com a equipa pela qual jogou entre 1998 e 2000 e em 2003/04, e onde continua a ser muito acarinhado pelos adeptos. A brigada italiana é comandada por Maurizio Sarri.

DOCUMENTÁRIOS

Mundos Inexplorados com Steve Backshall
Odisseia, 15h
Maratona de toda a segunda temporada do programa que se aventura a locais inóspitos e pouco ou nada explorados. O anfitrião é o naturalista inglês Steve Backshall, com muito trabalho feito na área e vários prémios a distingui-lo (BAFTA incluídos). Na rota dos seis episódios estão destinos como a Rússia, a Arábia Saudita, o Gabão, o México ou o Quirguistão.

Mar, a Última Fronteira
RTP2, 16h01
Apresentada como “a maior série documental realizada em Portugal sobre a vida marinha”, consiste em meia-dúzia de episódios que, a bordo de expedições sediadas no Oceanário de Lisboa, mergulham nas águas portuguesas para explorar e revelar a riqueza da sua biodiversidade, sejam cardumes de tubarões azuis, a maior população de cavalos-marinhos do mundo, uma baleia azul ou a mais rara de todas as focas. A realização é do cineasta subaquático Nuno Sá. A viagem, que pode ser acompanhada de segunda a sexta, começa no Algarve e termina no Porto Santo e nas Ilhas Selvagens.

A Pé de Noite
RTP2, 23h28
Estreia. Nomeado para o prémio de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Sundance, o documentário de Nelson Makengo vai a Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, mostrar como os seus bairros, com o fornecimento de electricidade cortado, se iluminam com lanternas e outras soluções improvisadas pelos habitantes, num acto de resistência e combate a uma escuridão que esconde a violência e a incerteza quanto ao futuro.

Ela É Uma Música
Filmin, streaming
“O universo das guitarras amplificadas e do som distorcido é um meio maioritariamente masculino”, lê-se na sinopse. “Mas se escutarmos melhor e com mais atenção, a história é outra”, completa. Realizado por Francisca Marvão e investido em tirar mulheres rockers da sombra, estreou-se em 2019, no festival IndieLisboa. A narrativa inicia-se nos anos 1950 e foca-se em nomes com Lena D’Água, Ana Deus, Xana, Anarchicks ou Savage Ohms.

INFORMAÇÃO

Autores
TVI, 1h55
Vitorino soma perto de cinco décadas de carreira ao serviço da sonoridade tradicional da lusofonia aberta a outros géneros, com ecos do Alentejo natal e o cante como raiz. Em Novembro de 2021 – ano em que se juntou a Zé Francisco para lançar, enquanto dupla Homens do Sul, Crónicas da Flor da Laranjeira – foi distinguido com o Prémio Pedro Osório da Sociedade Portuguesa de Autores. É ele o convidado de Carlos Mendes na entrevista marcada para este serão.

Sugerir correcção
Comentar