Incêndio a bordo de navio mercante nos Açores: 22 tripulantes já estão no Faial

Navio com 22 pessoas a bordo teve um incêndio activo no porão de carga. Tripulantes “já foram resgatados” e transportados para a ilha do Faial e não necessitaram de assistência médica. O Felicity Ace, com bandeira do Panamá, transporta 4000 automóveis do grupo Volkswagen.

Foto
A Marinha Portuguesa continua a acompanhar a situação MARINHA PORTUGUESA

A Marinha Portuguesa está a coordenar as operações de resgate dos tripulantes que se encontram a bordo do navio mercante Felicity Ace, que esta quarta-feira de manhã reportou um incêndio activo no porão de carga, quando se encontrava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores.

Os 22 tripulantes “já foram resgatados” e transportados para aquela ilha, “sem necessitarem de assistência médica”, disse à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.

Foi utilizado um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa, que recolheu 11 tripulantes de cada vez e está a ser estudado o reboque da embarcação. Pelas 16h30, onze dos 22 tripulantes do navio estavam já na ilha do Faial.

Quanto à embarcação, a Marinha diz que, “até ao momento, não se regista qualquer foco de poluição”. “O armador do navio Felicity Ace está em contacto com o agente logístico no sentido de ser delineado plano de reboque do navio”, esclarece.

Ainda de acordo com a Marinha, os 22 tripulantes “não necessitaram de assistência médica à chegada, tendo sido encaminhados para uma unidade hoteleira local”.

“​​A operação de resgate envolve diversos meios, nomeadamente o navio patrulha oceânico da Marinha NRP Setúbal e de quatro navios mercantes que navegam na área. Foram também activados meios da Força Aérea Portuguesa. O navio, com bandeira do Panamá, transporta automóveis e emitiu o alerta esta manhã”, lê-se no comunicado.

4000 carros dos grupo Volkswagen

Já esta quinta-feira ficou a saber-se que o navio tem por destino os Estados Unidos e transporta cerca de 4000 veículos do grupo Volkswagen. Esta informação foi confirmada ao Business Insider por um porta-voz do grupo.

Não são conhecidas as marcas dos automóveis que se encontram a bordo, mas a Porsche confirmou ao Business Insider que faz parte desse lote de veículos.

Além da Volkswagen, fazem parte do grupo as marcas Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley e Bugatti.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários