Tribunal Constitucional manda repetir as eleições em 139 mesas da Europa. Nova AR e Governo só daqui a um mês

Pela lei, as eleições terão que ser repetidas no dia 27 de Fevereiro. Juízes falam em “procedimentos anómalos nas operações de contagem dos votos” e consideram que a declaração de nulidade dos votos pode ter influenciado o resultado da eleição.

Foto
Os juízes Gonçalo Almeida Ribeiro (relator) e João Caupers (presidente) na leitura do acórdão no Tribunal Constitucional Nuno Ferreira Santos

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu considerar nulos os cerca de 157 mil votos dos eleitores portugueses pelo círculo de emigração da Europa que tinham chegado sem a fotocópia do documento de identificação do eleitor, tal como decidira a mesa de apuramento geral daquele círculo eleitoral. E mandou repetir as eleições nas 139 assembleias de voto do círculo eleitoral da Europa que foram anuladas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 46 comentários