“O Facebook ainda é uma caixa negra”

Mark Zuckerberg tem uma missão: ligar o mundo. Só que o objectivo, aparentemente inócuo, tem levado à proliferação de notícias falsas, de serviços para manipular eleições e à radicalização de pessoas em todo o mundo. Em Manipulados, as jornalistas Sheera Frenkel e Cecilia Kang levam o leitor para o centro das decisões por detrás das falhas do Facebook, Instagram e WhatsApp e do homem que controla isto tudo.

Foto
KIEV, UKRAINE - 2020/10/29: In this photo illustration, Facebook CEO Mark Zuckerberg seen on a mobile screen as he remotely testifies during the hearing of U.S. Senate Committee on Commerce, Science, and Transportation titled "Does Section 230's Sweeping Immunity Enable Big Tech Bad Behavior?" on Capitol Hill in Washington, D.C., the United States. (Photo Illustration by Pavlo Conchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) SOPA Images

Cidade de Menlo Park, Califórnia. Ano 2015. Uma mulher deixou de responder às mensagens de um homem na Internet, mas ele trabalhava no Facebook e tinha outras formas de obter respostas. Já passava das 22h quando o engenheiro a trabalhar fora de horas decidiu pesquisar o perfil da mulher, com quem tinha estado recentemente, nos sistemas internos da rede social. Ela era uma utilizadora do Facebook, por isso, em minutos, foi possível aceder aos seus interesses, hobbies e localização em tempo real.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários