Hidrogel de pimenta pode ajudar a eliminar tumor cerebral

Startup portuguesa de biotecnologia que nasceu de um grupo de investigação do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa, tem dois milhões de euros para preparar arranque de ensaios clínicos em 2023.

Foto
O glioblastoma é um dos tumores cerebrais mais comuns e mais agressivos DR

Em traços gerais, o projecto mistura biotecnologia, inteligência artificial, uma startup portuguesa, o mais comum e mais agressivo tumor cerebral (glioblastoma multiforme) e ainda um ingrediente especial baseado num composto natural da pimenta. Os primeiros passos do projecto da empresa TargTex mostraram que uma fórmula baseada em piperlongumina, um composto natural que se encontra em algumas plantas de pimenta específicas do Sul asiático, pode ajudar a eliminar um tumor no cérebro e, quem sabe, outros tipos de cancro. Depois dos bons resultados deste tratamento inovador em modelos animais, os investigadores querem avançar com os ensaios clínicos em 2023.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários