As eleições que vão confirmar ou desmentir a mudança de ciclo em Espanha

Votação em Castela e Leão pode determinar futuro da relação entre o PP e a extrema-direita do Vox, fortalecendo ou fragilizando a liderança de Casado. Assinala ainda a estreia do partido España Vaciada.

Foto
As eleições em Castela e Leão transformaram-se num embate nacional entre Sánchez e Casado Juan Carlos Hidalgo/EPA

Duas semanas depois da vitória esmagadora de Isabel Díaz Ayuso nas eleições da comunidade de Madrid, em Maio, uma sondagem do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) mostrava que o Partido Popular tinha reduzido a desvantagem em relação ao Partido Socialista de 10,9% para 4,5%. Pablo Casado nem esperou por essa primeira sondagem nacional para afirmar que “o PP volta a ser o grande partido de Espanha”. Nove meses e várias sondagens depois, incluindo algumas que apontam para um empate técnico, a ideia de mudança de ciclo fez caminho. O primeiro tira-teimas chega este domingo através de mais umas eleições regionais, em Castela e Leão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários