Maioria absoluta de Costa mais fiscalizada e vigiada por mais entidades

Ainda que os organismos reguladores tenham algumas fragilidades, a percepção generalizada é a de que actualmente “é mais difícil uma actuação abusiva do Governo passar despercebida” do que o era nas anteriores maiorias absolutas.

Foto
António Costa é o segundo líder socialista a conseguir uma maioria absoluta Nuno Ferreira Santos

Na sexta maioria absoluta da história democrática, há mais organismos e reguladores atentos aos passos dados pelos deputados e governantes do que aqueles que existiam nas anteriores maiorias. Além das instituições democráticas que já acompanharam a maioria absoluta de Cavaco Silva ou de José Sócrates, há nomeações públicas que se transformaram em concursos ― como aconteceu com a criação da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) em Setembro de 2012 ―, portais que centralizam a informação sobre contratos públicos e instituições europeias que exigem contas e metas antes de darem “luz verde” a desembolsos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários