Há cinco partidos a recorrer contra a anulação dos votos dos emigrantes. E agora?

A anulação de 80% dos votos dos emigrantes na Europa, depois de protesto apresentado pelo PSD, está a ser contestada por cinco partidos. Livre, PAN, Chega, Volt Portugal e Movimento Alternativa Socialista (MAS) apresentaram recursos ao Tribunal Constitucional, que terá até terça-feira para decidir.

Foto
Os votos dos círculos da emigração foram contados na passada terça e quarta-feira Nuno Ferreira Santos

Há cinco partidos que recorreram junto do Tribunal Constitucional da decisão de anulação de 157.205 votos, ou seja, 80,32% dos 195.701 votos recebidos do círculo eleitoral da Europa. PAN, Livre, Chega, Volt Portugal e Movimento Alternativa Socialista discordam da decisão de anulação dos votos dos emigrantes, que decorreu da reclamação apresentada pelo PSD contra os votos que foram apresentados sem fotocópia do cartão de cidadão, como pede a lei. O Tribunal Constitucional terá agora até terça-feira para tomar uma decisão e só depois disso podem ser fechados os resultados finais destas eleições legislativas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários