Alojamento, transporte e alimentação pagos para ajudar a contar os priolos dos Açores

É uma ave única de São Miguel — e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) quer contar quantas existem durante uma manhã. Não é preciso ser especialista para participar, e o alojamento, transporte e alimentação estão assegurados. É só apanhar o avião.

Foto
Pedro Monteiro/SPEA

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) anuncia que pretende “contar todos os priolos do mundo” e paga o “alojamento, transporte e alimentação” aos que participarem na contagem daquela ave endémica e única de São Miguel, Açores.

Em comunicado, a SPEA anuncia a realização da quarta edição do Atlas do Priolo, de 27 de Junho a 1 de Julho, que visa “contar todos os priolos do mundo” e cujas inscrições ocorrem até 15 de Abril.

“O objectivo da iniciativa é aferir o estado desta espécie ameaçada, que não existe em mais nenhum lugar do mundo para além do nordeste da ilha de São Miguel”, lê-se na nota de imprensa.

A iniciativa vai decorrer numa “única manhã”, onde “cerca de 50 voluntários percorrerão toda a área de distribuição desta espécie”, na zona do Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, nos concelhos de Nordeste e Povoação.

“A SPEA assegura o alojamento, transporte e alimentação em São Miguel durante o período do Atlas, pelo que os participantes só precisam assegurar a sua deslocação até à ilha de São Miguel, Açores. A organização oferece ainda apoio a todos os participantes que pretendam prolongar ou antecipar a sua estadia nas Terras do Priolo”, acrescenta a SPEA.

A SPEA realça que não é “necessário ser um especialista para participar”, uma vez que os “voluntários recebem formação nos três dias anteriores à contagem”.

Segundo Azucena de la Cruz, da SPEA, citada no comunicado, trata-se de um “momento de festa”, de “partilha de conhecimentos e experiências entre pessoas que têm em comum o gosto pela natureza e a vontade de garantir a protecção desta ave tão especial”.

As inscrições estão a decorrer no portal online do Centro do Priolo.

Sugerir correcção
Comentar