Ciberataques têm custos elevados para economia e minam confiança nos Estados

Até 2025, o custo dos ciberataques deve ultrapassar os oito mil milhões de euros. Só que o impacto vai muito além das perdas económicas, com ciberataques recorrentes a infra-estruturas críticas a corroerem a confiança dos cidadãos nos seus governantes.

Foto
Ataque à Vodafone pôs o país a falar de cibersegurança Bill Hinton/Getty Images

O impacto dos ciberataques vai muito além da empresa que é alvo da intrusão. Em 2021, ciberataques em todo o mundo custaram mais de cinco mil milhões de euros à economia mundial. Os números são da analista Cybersecurity Ventures, que estima que o número continue a subir 15% todos os anos até ultrapassar os oito mil milhões de euros em 2025. O valor inclui os impactos com o roubo e a destruição de dados, perda de produtividade de empresas e organizações, roubo de propriedade intelectual e o custo da reparação dos danos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários