Deputada Paula Santos será a nova líder parlamentar do PCP – e a primeira mulher comunista na função

Nova direcção da bancada integra ainda Bruno Dias (eleito por Setúbal) e Alma Rivera (Lisboa) como vice-presidentes. “Vai ser um mandato exigente”, admite Paula Santos.

Foto
Paula Santos, aqui à direita na imagem, na primeira arruada de Jerónimo de Sousa na campanha, depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica. LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

Já teve uma primeira experiência a substituir João Oliveira, quando o então líder parlamentar se ausentou para gozar licença de parentalidade, mas agora assume o cargo por inteiro: a deputada Paula Santos, eleita pelo distrito de Setúbal, será a nova líder da bancada do PCP na Assembleia da República. É também a primeira mulher a assumir tais funções no grupo parlamentar comunista.

Jerónimo de Sousa já elogiou Paula Santos como uma “deputada de valor, com grande capacidade de intervenção e com grande trabalho nas comissões” parlamentares, mas admitiu que se trata de uma “pesada responsabilidade” e que a “experiência do João Oliveira era grande”.

A nova direcção da bancada integra ainda o deputado Bruno Dias (eleito por Setúbal) e a deputada Alma Rivera (Lisboa) como vice-presidentes. Nestas eleições, o PCP viu reduzida a sua bancada de dez para seis eleitos (a mais pequena de sempre) e o PEV, que concorre em coligação com os comunistas na CDU, não conseguiu qualquer representação.

Com menos deputados, Paula Santos admitiu aos jornalistas que “vai ser um mandato exigente” no trabalho parlamentar, mas promete que os comunistas vão continuar empenhados em dossiers como a valorização dos salários e das pensões, a reforma do SNS, a garantia do direito à habitação e o acesso gratuito a uma rede pública de creches. Sobre o facto de ter que liderar a bancada em tempo de maioria absoluta do PS, a deputada realçou que este cenário “deixa mais longe as soluções necessárias para dar resposta aos problemas” do país. “Os portugueses sabem que é do PCP que têm vindo as propostas e soluções.”

Paula Santos, de 41 anos, foi cabeça de lista por Setúbal nas legislativas de 30 de Janeiro, círculo eleitoral onde a CDU perdeu um dos três deputados que tinha eleito em 2019 - o ecologista José Luís Ferreira –, e emagreceu a votação em quase vinte mil votos (43,529), baixando de 15,75% para 10,05%.

Química de profissão, Paula Santos tem sido eleita deputada por Setúbal desde 2011. Pertence ao comité central do PCP e foi vereadora da Câmara do Seixal entre 2005 e 2009, município onde já integrou também a Assembleia Municipal.

Na legislatura que agora termina, Paula Santos assumiu a vice-presidência da Comissão de Saúde e foi coordenadora da bancada do PCP na mesma comissão e na de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local. Estas são as áreas, a par da do Ambiente, a que também esteve ligada nas anteriores legislaturas. Irá substituir João Oliveira, que não conseguiu ser reeleito pelo círculo de Évora, deputado que assumiu a função de líder parlamentar em 2013, quando Bernardino Soares deixou o Parlamento por ter sido eleito presidente da Câmara de Loures - que também perdeu em Setembro do ano passado.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários