Regresso do desemprego aos níveis pré-crise passa ao lado dos mais jovens

Taxa de desemprego global terminou o ano passado abaixo do nível a que se encontrava antes do início da pandemia. Mas a recuperação não se estende à taxa de desemprego entre os jovens.

Foto
Crise do turismo — com forte peso de contratos a prazo — e medidas como o layoff penalizaram os trabalhadores mais jovens Paulo Pimenta

Dois anos passados desde o início da pandemia e Portugal chega aos últimos três meses do ano com menos 0,6 pontos percentuais na taxa de desemprego e mais 93 mil pessoas com emprego. São resultados que comprovam o efeito de mitigação que medidas como o layoff simplificado tiveram nos impactos da crise no mercado de trabalho, mas que escondem a existência de perdedores em alguns sectores da sociedade, entre os quais os jovens.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar