Bom dia, Lisboa, disse Daniel Blaufuks

Livro de fotografias e textos, Lisboa Cliché, com o selo da Tinta-da-China, conta-nos uma história entre a ficção e a realidade. A da descoberta de uma cidade, da fotografia e da vida, na companhia de Daniel Blaufuks, entre 1987 e 1993. Quando ele, jovem artista, se entregou a uma Lisboa em transformação. E os dias começavam na noite e acabavam ao amanhecer.

fotografia,cinemateca,artes,culturaipsilon,fernando-pessoa,livros,
Fotogaleria
, Daniel Blaufuks,Daniel Blaufuks
fotografia,cinemateca,artes,culturaipsilon,fernando-pessoa,livros,
Fotogaleria
Daniel Blaufuks
fotografia,cinemateca,artes,culturaipsilon,fernando-pessoa,livros,
Fotogaleria
Daniel Blaufuks

Ao fim de meia hora, à toa nas avenidas novas, em Lisboa, entre o Campo Pequeno e o Saldanha, lá avistei o lugar combinado. Uma esplanada que bem conhecia de outros tempos, como uma imagem fotográfica. Mas naquela tarde, na cidade, perdi-me. Não será a primeira vez nem a última. Sentado, Daniel Blaufuks acenou tranquilo, meio escondido por um casal. Encontrámo-nos para conversar sobre o seu Lisboa Cliché, livro de fotografias e de texto, homenagem bem-sucedida, sincera, emocional à cidade que viveu intensamente entre 1987 e 1992. Quando os cinemas pintavam os edifícios, quando o Frágil abria as portas, quando os jornais viviam no Bairro Alto, quando ele, Blaufuks, foi jovem, entre a noite e a manhã.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários