Relvas quer nova liderança do PSD “o mais rapidamente possível” e sem “processos de exclusão”

Ex-ministro não apontou nomes, considerando que neste momento o mais importante para o partido é a “definição da estratégia e do posicionamento do partido”.

Foto
Miguel Relvas DANIEL ROCHA

O antigo ministro e dirigente do PSD Miguel Relvas defendeu esta terça-feira que o partido deve ter uma nova liderança “o mais rapidamente possível” e apelou a que o próximo presidente convide eventuais adversários para a sua equipa.

Em entrevista à CNN Portugal, Relvas foi questionado sobre quem será o melhor líder para suceder a Rui Rio, mas escusou-se a apontar um nome, considerando que “neste momento é mais importante a definição da estratégia e do posicionamento do partido”.

Instado a comentar a possibilidade de uma candidatura do eurodeputado Paulo Rangel, o antigo secretário-geral do PSD juntou a este os outros nomes mais apontados para a futura disputa de liderança.

“Paulo Rangel, como Luís Montenegro, como Miguel Pinto Luz, que são os nomes que têm sido falados, e Jorge Moreira da Silva, têm de criar condições – aquele que for líder – para que os outros estejam na mesma equipa”, afirmou, dizendo que também o actual presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, deve integrar a futura direcção do partido.

Ainda assim, o antigo dirigente apontou Miguel Pinto Luz – que apoiou nas directas de 2020 como o militante que, no último congresso do partido em Dezembro, “teve a coragem de ir pôr o dedo na ferida, disse a verdade e o partido não quis ver essa realidade”, criticando o posicionamento ao centro que Rui Rio imprimiu ao partido.

“Agora é o momento, sem haver mais exclusões. Não há necessidade de haver noites de facas longas, nem ajustes de contas”, defendeu Relvas.

Questionado se o próximo líder do PSD poderá ser apenas de transição, respondeu: “Os líderes são um pouco como os melões, só depois de abertos”.

Sobre o calendário da escolha do próximo presidente do PSD, depois de Rui Rio ter manifestado disponibilidade para se manter no cargo no máximo até ao início de Julho, Miguel Relvas manifestou-se contra um processo tão longo.

“O PSD precisa de, o mais rapidamente possível, se afirmar como alternativa”, afirmou, dizendo esperar que esse calendário interno seja definido no Conselho Nacional de 19 de Fevereiro, e que ficou provado na última crise interna que “em 30 dias” é possível marcar directas e Congresso.

Questionado se este seria um momento “de emergência” que exigiria o regresso de Pedro Passos Coelho, Miguel Relvas considerou que o antigo primeiro-ministro “não tem nenhuma obrigação moral” de regressar, embora afirmando que o apoiaria em qualquer circunstância se o decidisse fazer.

Na entrevista à CNN, Miguel Relvas disse estar “muito preocupado” com a qualidade do grupo parlamentar do PSD, defendeu que o Chega como terceiro partido “deve ter” um vice-presidente do parlamento e sugeriu que o prolongar da liderança de Rui Rio poderia estar ligado a um eventual entendimento com o PS em matéria de regionalização.

Nas últimas directas do PSD, Miguel Relvas apoiou Paulo Rangel, que foi derrotado em 27 de Novembro por Rui Rio, por 52,4% dos votos.

Nas anteriores eleições internas, disputadas em Janeiro de 2020, o antigo dirigente do PSD manifestou apoio a Miguel Pinto Luz, que conseguiu cerca de 9,5% na primeira volta, e na segunda volta a Luís Montenegro, que Rio venceu por cerca de 53% dos votos.

Na semana passada, Rui Rio confirmou que irá deixar a liderança do PSD na sequência dos resultados nas legislativas de 30 de Janeiro, em que o partido ficou abaixo dos 30% e terá menos deputados do que em 2019, tendo o PS conquistado a maioria absoluta.

Sugerir correcção
Comentar